Manual do Suporte
×
Menu

Orientações para preenchimento da GPS

 
 
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, segurado especial e empregador doméstico, este último para contribuições referentes às competências 09/2015 e anteriores. Para obrigações referentes às competências 10/2015 e posteriores, foi instituído o regime unificado de pagamento de tributos, de contribuições e dos demais encargos do empregador doméstico (Simples Doméstico), cujo recolhimento é realizado por meio do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) a ser gerado no Portal do eSocial.
 
Os documentos poderão ser pagos diretamente nos bancos conveniados, casas lotéricas, correspondentes bancários, ou mediante débito em conta comandado por meio da rede internet ou aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos.
 
CAMPO 1 - Nome do contribuinte, Fone e Endereço
Dados para identificação do contribuinte.
 
CAMPO 3 - Código de pagamento (vide abaixo relação de códigos)
Relação de Códigos de Pagamento
 
CAMPO 4 - Competência
Informação no formato MM/AAAA da competência objeto do recolhimento.
 
CAMPO 5 - Identificador
Número do CNPJ / CEI / NIT / PIS ou PASEP do contribuinte.
 
CAMPO 6 - Valor do INSS
Valor devido à Previdência Social pelo contribuinte, já considerados: os valores de eventuais compensações e deduções (salário-família e salário-maternidade).
 
CAMPO 9 - Valor de Outras Entidades
Valor a ser preenchido por empresas obrigadas a recolherem para as Outras Entidades. Opção não disponível para GPS em código de barras.
 
CAMPO 10 - Atualização Monetária, Multa e Juros
Valor devido a título de atualização monetária e acréscimos legais, quando for o caso, sobre recolhimentos em atraso. Opção não disponível para GPS em código de barras.
 
CAMPO 11 - Total
Valor total a recolher.